O Contemporâneo
O Contemporâneo
ESTÁ NA PELE OU EM VOCÊ?
“Tudo muda quando descobrimos que os diferentes, são também iguais “. (Silvio Almeida) “Na sua pele negra escrevem-se os versos, Na expressão de seu negro sorriso, a poesia. …” O início desse texto só poderiam ser os versos de Nina Costa, em Pele Negra, ainda que a inspiração de o …
MANIFESTAÇÃO E RESPEITO
“Não concordo com uma palavra que você disse, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las.” (Evelyn Beatrice Hall) A célebre frase de Hall caracteriza o princípio do direito à livre expressão, mas tem sido interpretada de forma deturpada, visando principalmente uma capa de imunidade ou impunidade a …
CONHECIMENTO DE CAUSA
“Nas favelas, no Senado/Sujeira pra todo lado/Ninguém respeita a Constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação” (Renato Russo) O Brasil é um país estranho, onde não é só conhecimento empírico que se sobrepõe ao conhecimento, mas a própria falta de conhecimento se impõe. Me lembro aqui de uma situação de …
JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA
“A primeira igualdade é a justiça.” Victor Hugo Tempos difíceis estes que vivemos… De repente, tudo mudou: nossos hábitos,expectativas, rotina, forma de trabalhar. O mundo vive hoje uma nova eestranha realidade e estamos, todos, tentando nos adaptar ao tão propagado“novo normal”. A Justiça, o Direito e todos aqueles que atuam …
Tanus em voga
“A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem.” (Epicuro) Vingança em lato senso seria qualquer tipo de punição, castigo, ou seja, tudo o que pode castigar ou causar sofrimento. Portanto, a visão negativa da vingança tem a ver …
Textos Recentes
- Estigma: Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada
- A ARTE DE PERDOAR
- VIDA PARA CONSUMO: A TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS EM MERCADORIA
- LIQUIDEZ DA VIDA CONTEMPORÂNEA
- MODERNIDADE LÍQUIDA
- VIDA LÍQUIDA OU FIM “CERTO”?
- TRANSFERÊNCIA DE AMOR E ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE
- O REPOUSO DO GUERREIRO
- A RESPONSABILIDADE DA TRANSFERÊNCIA
- EM BUSCA DE NÓS MESMOS