Quem Somos

EM BUSCA DA VIDA BOA

Nos ajudando a caminhar, na pandemia e para o pós-pandemia

Visão: Trazer o equilíbrio de diversos aspectos permitindo o entendimento da essência de nossa existência.

Missão: Aguçar a curiosidade sobre hábitos, práticas, conhecimentos e vivências.

Valores: Princípio moral, conceito de humanismo de ausência de pré-conceitos.

A vida boa é o ideal de qualquer pessoa e que envolve um equilíbrio de diversos aspectos, permitindo o entendimento da essência da nossa existência. Na visão ocidental isso envolverá, basicamente, a filosofia, a espiritualidade e a moral. Na visão oriental, encontraremos igual consistência de pensamento ainda que variando os termos utilizados.

Um projeto restava adormecido exigindo encontros para sua realização. Até que três caras se encontraram e criaram um site chamado OMNISVERSA (falando sobre tudo). Assim, Fernando Sá (advogado), Gustavo Mendel (comunicador visual) e Leonardo Campos (Biólogo) decidiram fazer verdade as palavras de Schwarz: “O sucesso, para ser perene e duradouro, deve resultar de uma obra coletiva.”

A ideia do site envolve a apresentação de textos autorais versando sobre diversos aspectos, gerando material de reflexão. E, mais do que isso, acesso a informações que possam aguçar a curiosidade sobre a matéria, para aprofundamento do leitor, com dicas de autores, bibliografia, links,  e outras mídias de informação. Outrossim, o material permitirá, ainda, mudança e aquisição de novos hábitos, dicas de comportamento, debates, … Além disso, como não existem verdades absolutas, poderão ser oferecidos pontos de vista diversos por textos autorais devidamente fundamentados. Busca-se estabelecer troca de conhecimento com aprendizado contínuo por autores, leitores e leitores transmutados em autores. 

O site não comporta pré-conceitos sob ótica ideológica, de gênero, de classe, de etnia, de religião, … Parte-se do princípio moral (amor ao próximo+generosidade) e da certeza de que todos têm algo a ensinar e a aprender. O conceito de humanismo é fundamental na construção do conteúdo do site, o que afasta textos de ódio, ataques, deselegância, empirismo, “achismo”, …

Por que neste momento? A pandemia trouxe uma condição idêntica à humanidade, o que não se confunde com as diferentes formas de condução que têm sido dadas a ela. Existe um vírus “democrático” na sua ação, ainda que o acesso ao tratamento seja diferenciado. Visões filosóficas e religiosas, assim como comportamentos, entendimentos e posturas, passam por um processo de questionamento ou se tornam uma necessidade. E como viver isso mantendo a busca da vida boa pelo entendimento da essencialidade da existência? Por outro lado, especula-se como será o mundo após a pandemia. Igual ou diferente? Melhor ou pior? O que queremos após, levando em conta tais possibilidades? A partir do que queremos (a vida boa), como alcançar isso?

Vamos dividir pensamentos variados no campo holístico da filosofia, da biologia, da nutrição, do direito, da cultura, da teologia, … E, a partir dessa interdisciplinaridade, vamos romper preconceitos oriundos do desconhecimento e focar em nós e nas nossas ações para o estabelecimento do que consideramos, individualmente, o que seria a vida boa após a pandemia.

Agradecemos sua visita e estimulamos sua participação.

Contamos com vc. Saudações,

Fernando Sá

Gustavo Mendel

Leonardo Campos

COLABORADORES

ALESSANDRO ANTUNES DA SILVA, vivendo os 40, é natural de Itaguaí, formado em Turismo e Teologia, educador ambiental. Da avó Angelina aprendeu a leitura como devocional que lhe traz uma leitura de mundo e lhe capacita a servir ao próximo. O trabalho voluntário por 18 anos é mais que um estilo de vida, mas é na poesia e nas reflexões teológicas que vem o transbordar do que nele não se pode calar.

@al.antunes

ANDERSON ROMANICHEN acredita que, através da sua vida, Deus pode operar em outras pessoas, basta que ele O reconheça em todos os seus caminhos. Afinal, quem O procura em segredo, publicamente é exaltado. “Nós habitamos em um corpo projetado para morrer, mas através do sacrifício perfeito do seu filho Jesus, obtemos um corpo glorificado para a eternidade.”

@andersonromanichen

FERNANDO DE CASTRO SÁ, nascido curiosidade, brincou de poeta e virou advogado, que com a proximidade da química, vive a alquimia das palavras. Amante da filosofia, da clássica à quântica, não se diz filósofo por conselho de Epicteto.

@fernandodecastrosa

IGOR FERNANDES, escritor, compositor e, às vezes, até poeta. Alguém cujas lutas por uma sociedade melhor são maiores que seus versos, mas que busca levar seus textos onde eles possam fazer a diferença, pois, caso toquem ao menos uma pessoa, já terá valido à pena ter escrito!

@igor_fernandes_almeida

JOÃO LUÍS FORTES é comunicólogo natural, geminiano por nascimento, mas com uma lua mística em escorpião, formar-se em Publicidade e jogar-se à redação foi só uma consequência natural… A pluralidade e a versatilidade cultural o submergiu nas religiões, nas aventuras pelo mundo, nos idiomas desbravadores de culturas e crenças e costumes os mais variados possíveis. Escrever, falar, ouvir, aprender, ensinar… Não necessariamente nessa ordem…

JULIANA LIMA é uma mistura de muito amor com qualquer tudo. Buscando alicerces, caos na ordem e sempre acendendo o fogo aonde chama de lar.

@portfoliodeju

LEONARDO CAMPOS Um ponto no infinito procurando se integrar. Eterno apaixonado pelo conhecimento compartilhado. Bom filho e de temperamento forte. Os olhos dizem sem palavras. Intenso e comedido; a própria dubiedade.

@leonardoocampos

MARCIA SIQUEIRA, no teatro da vida, consegue ser protagonista premiada como mãe e advogada, mas não se furta a ser boa filha, irmã e amiga. Dona de lógica sensibilizada, quando abre as asas, voa, trazendo paz e felicidade a quem lhe contempla.

@marciaasiq

MARCIO SILVA, um cara por ele mesmo: “Sou tudo e não sou nada. Às vezes acho que sei muito, mas dentro deste saber, também sei que este muito não é quase nada. Porém, se eu não soubesse tudo que acho que sei, assim, realmente eu não seria nada, mas todo mundo é alguma coisa. Pois, tudo que já sei, vivi e vivenciei, faz parte de um pouco do que hoje sou. E o que hoje sou e ainda serei, é muito mais significativo do que não saber de nada. Sigo como eterno aluno, aprendendo nessa escola infinita, a vida.”

@djmarciosilvarj

MAURÍCIO MARTINS é um cara baixinho e gordinho que parou de jogar basquete na infância quando viu que não iria longe. Percebeu que sua melhor chance na vida era estar sempre aprendendo e fazendo do bom humor seu alicerce… Graças a Deus, ou apesar dEle, tem funcionado.

@mauriciomartins962

VENINA VELOSA DA FONSECA é uma mulher que, em nome da integridade, perdeu conforto. Em sua sofrida altivez, marcada por uma sábia humildade, hoje diz: “O futuro é conjectura, o passado já foi… ultrapassado. Só o presente conta.”

@vvelosaf

WALDIR JOSÉ MACHADO, um ser pormenorizado de nascimento, que, em rabiscos de seu interior sempre busca compensar o exterior. Queria ele que todos tivessem olhos de raio X, mas, ao final, acha melhor que não!!!

@waldir_hairstylist

LUCIANA SANT'ANA, nascida sob o signo do ar e regida pela sensibilidade, ousa afirmar que tem em si todos os sonhos do mundo, como disse o poeta. A música dá cadência e ritmo ao seu tempo, que é sempre.

@luciana_santana_c

AGUINALDO AUGUSTO DIVINO é formado em Biologia, atuando como educador.
Preza pelo seu círculo íntimo. Com o intuito de fazer diferente, resolveu romper com os laços pré-estabelecidos e seguir novos rumos na sua conquista interior. Em sua vida, busca viver bem e de modo saudável buscando ter empatia para com o outro.

@aguinaldo.divino

BRENDA FREITAS, 21 anos, sabe que a vida não é fácil e mesmo assim quer tudo que ela tem para oferecer; aprecia a importância do autoconhecimento e da autonomia; apaixonada pelo saber, ama ensinar e aprender. Com seus livros viaja por mundos incríveis! Quando olha para o céu percebe a imensidão que é o universo e se sente feliz; buscar a felicidade é saber que não se busca a felicidade.

@_brefreitass

THIAGO NUNES, sentimento e emoção em forma de empatia e sensibilidade, corporificados em canto e música. Às vezes, músico e, às vezes, poeta, mas sempre humanamente humano.

@thiagonunes_rj

ADRIANA ABUD – Como boa libriana, uma amante das artes (canta, desenha, dança…). A arte é a melhor e mais tocante forma de se expressar, diz. Ser em permanente construção e reconstrução, porque a vida assim o exige. De quedas e erguimentos vai descobrindo a profundidade do Ser, a futilidade e vazio do Ego e o poder que o indivíduo tem de, através da observação do Outro, fazer a travessia observando a si mesmo, como uma Testemunha, num processo de eterna busca da plenitude do ser. O Caminho é longo e árduo, muitas armadilhas a espreitam, mas a disposição de fazê-lo da forma mais amorosa consigo e com os outros é que faz essa caminhada valer.

@adriana_abud_garcia

CARLOS FREDERICO SILVA DA COSTA FILHO, maravilhando-se em observar a vida pela janela.

@frederico_costa_filho

GUSTAVO MENDEL, poucas palavras, muitas imagens, infinitas ideias.

GILMAR BARRETTO PEREIRA é desses homens que se fez bom filho, bom marido, bom pai, bom avo, bom amigo, sem perfeição, porque ela inexiste, mas pela verdade e sabedoria que lhe sobram.

ANSELMO COSTA Intenso como um furacão e suave como uma brisa. Me divertindo e fazendo valer a jornada da vida.

CATERINE VASCONCELOS DE CASTRO é apaixonada pela Vida. Cada canto do mundo é inspiração para o seu cotidiano, e toda pessoa uma oportunidade de enriquecer o coração. Os arquétipos da Justiça e Sabedoria a inspiram, e na Advocacia e Terapias Integrativas encontrou sua forma de expressão. É idealizadora do “Espaço Eu Sagrado”, essa frequência que procura ser onde estiver, física ou virtualmente.

@caterinevcastro
@espacoeusagrado

RODRIGO RIBEIRO, dentro do olho do furacão, a expressão da arte se faz profissional, mas temperada pela afetuosidade do divino.

ELIZABETE ANDRADE ARAÚJO, nascida em Coromandel/MG, mas criada em Patos de Minas/MG, tomou gosto pela leitura, ainda pequena, com o pai e com a avó. Autora de 4 livros, amante da natureza, adora brincar com a neta e com as palavras.

JULIANE ALBUQUERQUE, aprendiz das viagens da vida, da filosofia e medicina oriental para viver bem e cuidar da saúde. Busca o caminho do meio para o equilíbrio pessoal, para o autoconhecimento e compreensão do próximo. Faz do seu trabalho um alento para si e os demais.

@jualbuquerquefisio

DELEON ARAUJO Sagitariano com ascendente em Virgem.
Curioso por natureza, questionador por necessidade.
Sou um carioca apaixonado pelo Rio de Janeiro.
Fotografo amador nas horas vagas, fã de boa música e tecnologia.
Procuro (vi)ver a vida sempre com positividade.

ANTÔNIO NIDDAN A potência humana, reduzida que foi por um plano divino, acabou por me colocar de joelhos diante dos acontecimentos. Passo os dias agradecendo o que consegui, certo de que a luz suprema me conduziu. Seriam mais os enganados que os advertidos?

@antonioniddan

JOÃO MARQUES SILVA NETO
Procuro ser esperançoso, apesar da nossa dura realidade, das nossas tragédias cotidianas. Para muitas coisas, minha perspectiva é ter sempre uma visão objetiva, mesmo contrariando a subjetividade dos fatos. O bom de ser brasileiro é que sempre acreditamos no amanhã, e no depois de amanhã também, embora pouca coisa mude em profundidade. Essas são algumas dualidades de um ser.

JOSÉ MAURÍCIO
aos 51 anos, é Chef de Cozinha, biólogo por formação e apaixonado pela leitura. Cresceu ouvindo uma frase de Adhemar de Barros (líder pioneiro do movimento de 1964) – cassado pelos militares: “O dia do favor é a véspera da ingratidão.”. Seu lema: Confie mais em você, não espere e não crie expectativas com ninguém, você é dono do seu futuro. Jamais deposite seus planos no mundo de outras pessoas. E assim leva a vida.

ORLANDO CIDADE
Comissário de voo e apaixonado pelo ato de ajudar pessoas. Mas como pode uma pessoa
tão tímida e caseira gostar de lidar com público? Posso dizer que algumas coisas podem
mudar, mas outras fazem parte da minha essência.
@orlandocidade