“Onde a maldade era fria e intensa como um banho de gelo.” (Clarice Lispector)
Talvez nada seja tão inerente ao homem como a maldade. Afinal, nascemos selvagens e nos adequamos à sociedade e à civilização nos termos de nossa educação familiar e informação escolar. Como que somos domados; e hoje se percebe bem o quanto urbanidade e civilidade involuíram pela falta dessa orientação e exemplos para as crianças. Muito disso explica o mundo mal e violento em que vivemos. Nas palavras de Sade: “Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes.”. E nesse sentido, a maldade e a injustiça podem se tornar um hábito, como relata Terêncio, ou vista como uma normalidade. Creio que a maior das parceiras da maldade é a arrogância; portanto, acertado o ditado judeu de que “quanto maior o homem, tanto maior também o seu potencial de maldade”. Aliás acho que esse potencial é ainda maior quando esse homem se acha grande sem sê-lo, pois, então, a maldade é o subterfúgio da demonstração de poder pelo fraco. John Milton trata da maldade como fraqueza. Mas a maldade ainda tem outras faces. Não que não sejamos eventualmente maus, todos nós. Shakespeare justificava os homens dizendo que todos erram um dia, por descuido, inocência e maldade, mas, também reconhecia que “muitas vezes a simples visão de meios para fazer o mal faz com que o mal seja feito”. Não discordo. A maldade também advém da mentira, como lembra Victor Hugo, ou está na vingança e na inveja. Mas, o que mais temo é a maldade travestida de bem, oculta na manipulação, fundamentada na mentira, justificada nos meios. “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” (Albert Einstein). Luther King trata desse mesmo ponto ao falar do silêncio dos bons diante do barulho dos maus. A conivência com a maldade também é maldade. Uma cumplicidade perniciosa. Um dos exemplos mais clássicos disso é o caso Eichmann. Ele é o exemplo do que não se deve ser e, cada dia mais, representa um comportamento comum na nossa sociedade. O caso Eichmann permitiu a elaboração da teoria sobre a banalidade do mal por Hannah Arendt(“Quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ele ceda ao mal. Uma indicação de tal superficialidade é o uso de clichês.”). Eichmann foi o responsável pela logística de encaminhamento de milhões de homens, mulheres e crianças aos campos de concentração nazistas, seja por serem judeus, ciganos, homossexuais, opositores, …), e sua justificativa sempre foi a obediência enquanto funcionário do Estado Alemão. E por que acho esse caso importante? Pois ele mostra que a maldade tem por face, ainda, a falta de ética. Aliás, Sêneca já mencionava que “qualquer tipo de maldade é resultado de alguma deficiência”. Vale a lição de Cortella, para consistência ética se exige ao homem, ao agir, três perguntas a si mesmo: “Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.”. Hoje, as pessoas não se questionam; para manutenção de benefícios, status, posições, convivência,…, elas não refletem e não ponderam, elas fazem e, depois, tentam terceirizar sua culpa pela maldade praticada. Sofri certa vez um assédio moral no trabalho, em que meu superior me disse: “Não tenho nada contra você, só fui uma ferramenta para quem pretendia prejudicá-lo.”. Melhor seria não ter dito nada. Assinou sua própria declaração de falta de ética; ele era só mais um Eichmann no mundo. Vejo histórias assim se repetirem em diversos cenários e relações, sejam pessoais, profissionais e até amorosas, onde a ética é tão flexível que, no fundo, desapareceu. Infelizmente, nessa banalidade do mal, o bem, ou os bons, caem em descrédito e o mal, ou os maus, se impõem sem pudor. Portanto, nada mais atual que a velha frase de Arendt: “Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.”.
Autoria: Fernando Sá
Autores citados: Clarice Lispector, Marquês de Sade, Terêncio, John Milton, Skhakespeare, Victor Hugo, Albert Einstein, Hannah Arendt, Sêneca, Cortella
Foto: imagem de “Duodecim specula deum aliquando videre desideranti concinnata”